top of page
  • 1. Quem pode participar?
    Órgãos do poder público, por meio de seus representantes, inscrevendo projetos e iniciativas. Cada representante pode inscrever mais de um projeto ou iniciativa, sendo um por inscrição.
  • 2. Quando serão as inscrições e anúncio das vencedoras?
    As inscrições se iniciam no dia 12 de julho de 2023 e se encerram às 23h59min do dia 28 de julho de 2023, sendo que a divulgação dos projetos e iniciativas vencedoras acontecerá no dia 08 de agosto de 2023 durante a Semana do Caminhar 2023 por meio das redes sociais do Instituto Caminhabilidade.
  • 3. Que projetos e iniciativas se enquadram na premiação?
    Os projetos e iniciativas podem ter sido realizadas em qualquer cidade brasileira, sendo que as categorias correspondem às escalas de cidade: pequenas (até 100 mil habitantes), médias (100.001 a 800.000 habitantes) ou grandes (mais de 800.001 habitantes). Os tipos de projetos e iniciativas contemplados são bastante abrangentes, como por exemplo: requalificação de área urbana com foco no caminhar; redistribuição viária; programas de ruas para pessoas; urbanismo tático e participativo para qualificação de ruas; entre outros. Consulte o edital para conhecer todos os tipos contemplados. Além disso, os projetos devem ter sido implementados entre 01 de janeiro de 2021 e 31 de dezembro de 2022. Podem ser inscritas intervenções que iniciaram antes, desde que tenham sido concluídas e entregues no período indicado.
  • 4. Como se inscrever?
    As inscrições são gratuitas e voluntárias, e são feitas através do formulário no link https://bit.ly/premiocc2023inscricao . Para consultar todas as perguntas antes de preencher o formulário faça o download do arquivo de Word no link https://bit.ly/premiocc2023rascunho .
  • 5. Quais são os critérios de análise dos projetos e iniciativas?
    Os critérios que serão avaliados são: - Priorização do caminhar como diretriz principal do projeto ou iniciativa; - Potencial de impacto do projeto ou iniciativa na melhoria da caminhabilidade de forma contínua, ampla e duradoura; - Participação social na construção e/ou realização do projeto ou iniciativa, com etapas e métodos de participação e engajamento cidadão; - Colaboração para execução do projeto ou iniciativa, considerando a transversalidade com outras áreas e parcerias institucionais; - Inovação na proposta na promoção de caminhabilidade de forma a realizar algo inédito no contexto local.
  • 6. Quem irá avaliar os projetos e iniciativas?
    O júri é composto por especialistas na área de caminhabilidade e acessibilidade, sendo elas: Circe Monteiro, curitibana, arquiteta e urbanista, doutora em Sociologia Urbana, professora titular da Universidade Federal de Pernambuco; Gessica Macamo, moçambicana, Cientista Política, Diretora executiva do Centro de Estudos Urbanos de Moçambique – CeUrbe; Hannah Machado, paulista, arquiteta e urbanista, Mestre em Gestão e Políticas Públicas e atualmente é SPURS Fellow no Departamento de Estudos Urbanos e Planejamento (MIT); Taynara Gomes, paraense, arquiteta e urbanista, Mestre e doutoranda em Arquitetura e Urbanismo e Gerente de projetos da ONG Laboratório da Cidade. Conheça a equipe na página do Júri. O Instituto Caminhabilidade e a Walk21 não fazem parte da comissão avaliadora, portanto, projetos e iniciativas que tiveram sua colaboração podem se inscrever no Prêmio.
  • 7. Quantos projetos e iniciativas serão premiados e qual é o prêmio?
    Três iniciativas, uma de cada categoria, serão premiadas. E até 9 iniciativas serão finalistas. As três premiadas terão seu projeto ou iniciativas documentadas em um de um mini webdocumentário audiovisual a ser divulgado no canal de YouTube do Instituto Caminhabilidade, assim como, a gravação de um episódio de podcast no Cidades Caminháveis do Instituto Caminhabilidade, para registro e maior visibilidade dos projetos e iniciativas. As três premiadas terão direito a 1 entrada para a conferência do Walk 21 2023 (que será realizada em Kigali, Ruanda entre os dias 16 a 19 de outubro) com espaço de participação na programação como conferencista para apresentar o projeto (a viagem ao local do evento e demais despesas não são parte da premiação e terão que ser viabilizadas pela participante). O projetos que tiverem foco em mobilidade de cuidado - principalmente por meio da inclusão e foco em mulheres e crianças - receberão menção honrosa de promoção de cidade do cuidado. Todos os projetos e iniciativas inscritas serão divulgadas por meio do mapa público de iniciativas e projetos para caminhabilidade nas cidades brasileiras. O mapa já estpa disponível no site do prêmio e já contém as inscritas da primeira edição. Todas as finalistas receberão um certificado digital creditado pelas organizações parceiras do prêmio (Walk 21 e Instituto Caminhabilidade).
bottom of page